O QUE SÃO FUNGOS??

O QUE SÃO FUNGOS??

O que são Fungos?

 


Os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns, e desconhecidos.
São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos no mundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.
Possuem características comportamentais, de alimentação e de reprodução completamente únicos entre os seres vivos.


Guilherme de Sousa Battistuzzo e Rafael Penteado Vitta

Os fungos são os representantes do Reino Fungi, e constituem um grupo com aproximadamente 200.000 espécies, que sobrevivem nos mais diversos ambientes do planeta. O que pode ser mais frequentemente encontrado em nosso dia-a-dia, é a chamada levedura, ou Saccharomyces cerevisiae.


Mesmo não muito conhecido pela população em geral, ele é essencial na produção de pão, álcool, cerveja, cachaça e combustível, devido a fermentação que realiza. Essa fermentação é realizada a partir do açúcar. Ela se dá quando o fungo retira do açúcar a energia que necessita para suas funções vitais e libera o álcool etílico.


No outro oposto, também temos substâncias produzidas por fungos que podem ser extremamente tóxicas ( como por exemplo o cogumelo que cresce sobre o esterco do gado, extremamente prejudicial à saúde humana), e ainda outras substâncias com poderes alucinógenos ( como o LSD, produto sintético, proveniente de uma substância produzida por um fungo, assim como os cogumelos utilizidados em rituais alternativos de alucinógenos. O uso excessivo de algum deles provoca casos de desintegração mental que exigem internamento psiquiátrico).

Cogumelo Amanita utilizado em rituais alternativos, devido a seu poder alucinógeno.


O Reino Fungi é formado por organismos heterotróficos e eucarióticos. São, na maioria das vezes multicelulares ( como os cogumelos e os bolores), mas também podem ser unicelulares, como no caso da levedura.

 


Os fungos pluricelulares possuem constituições anatomicas diferentes de todos os demais seres vivos. Seu corpo é dividido entre o micélio e o corpo de frutificação, que é o responsável pela reprodução dos mesmos, que se dá a partir dos esporos, que são células reprodutoras. Já o micélio é constituído por uma trama de filamentos, chamados de hifas.


Na constituição dos fungos, o micélio é a parte que fica dentro dos alimentos. Assim, se um fungo encontra-se em um pão, ou uma fruta, o micélio seria a parte que não conseguimos ver, e que fica introduzida no alimento, e é ela que consegue as substâncias do alimento que servirão de alimento ao fungo, pelo fato de serem criaturas heterótrofas.

Aspergillus, agentes oportunistas que podem se desenvolver em pessoas com baixa resistência imunológica (como doentes com leucemia ou aids), causando a aspergilose, doença caracterizada por micoses que geram lesões nos ouvidos, pele, pulmões ossos e meninges.
Assim, como as partículas dos alimentos em contato com o micélio são muito grandes, as hifas liberam enzimas digestórias no meio que estão inseridas, para que realizem a chamada digestão extra-celular. Depois disso, o alimento está pronto para ser ingerido, e sua energia aproveitada pelo fungo. Dessa forma, a ação e o modo de vida desses seres vivos provoca o apodrecimento de muitos alimentos e matérias orgânicas.

 


Diferentemente desses fungos saprófagos, existem espécies que vivem como parasitas, as custas de animais e outros seres vivos. Também existem as espécies que vivem em relações de harmonia com outros organismos. Como exemplo temos os que se associam a algas, formando os líquens e os que se associam a raízes de algumas espécies de plantas superiores, formando assim as micorrizas.


Já a reprodução dos fungos se dá na maioria das vezes através da fragmentação, que acontece quando pedaços do micélio de um fungo separam-se, dando origem a novos micélios. Também pode ocorrer o brotamento, quando as células da matriz formam brotos que conforme vão crescendo vão se separando dos genitores. Em seres como os cogumelos, pode ocorrer também a reprodução sexuada, quando se encontram micélios de diferentes sexos.


Apesar de muitas vezes asqueirosos, e até prejudiciais ao Homem, os fungos tem grande papel em nossas vidas, e uma responsabilidade ambiental enorme. Assim como as bactérias, eles são importantes recicladores de matérias na Terra, um papel fundamental. Existem sim os danos ao meio humano, mas nada que um pouco de cuidado, como deixar materiais orgânicos sempre secos, alimentos bem protegidos não resolva. O meio-ambiente agradece.

Palavras-Chave

Saprófagos : Denominação de seres vivos que a partir de seus hábitos, é responsável pelo apodrecimento e putrefação de alimentos e outras matérias.

Digestão extra-celular: Forma de digestão realizada pelo fungo para sintetizar o alimento. O fungo libera enzimas digestórias, que realizam a digestão do meio em sua volta, assim, quando absorvido pelo fungo, a energia do alimento já pode ser utilizada.

Levedura: Tipo de fungo, utilizado na produção de álcool etílico (combustíveis e bebidas alcoólicas), pães e queijos. Também conhecido como fermento biológico.

Bibliografia

http://www.fiocruz.br/ccs/estetica/fungo.htm

http://www.ppgia.pucpr.br/~maziero/diversos/foto/amanita.jpg

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE DO SITE
A LOMBRIGA E DE QUAL GRUPO DOS VERMES ?
PLATELMINTOS
SIPUNCULA
PHORONIDA
NAMATELMINTO
HEMATOFAGO
ESSE SITE ESTA REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (1310 votos)




ONLINE
1